Skip to content
IIBA.org Becoming Nimble with Portuguese IIBA Resources Uma Jornada na Análise de Negócios com o IIBA: O Caminho para se tornar ninble com a Certificação ECBA em Português

Uma Jornada na Análise de Negócios com o IIBA: O Caminho para se tornar nimble com a Certificação ECBA em Português

 
Receba atualizações gratuitas do IIBA e conteúdo exclusivo!  
Read English


Minha trajetória na análise de negócios começou há muitos anos. Em 2008,tornei-me oprimeiro profissional certificado em Análise de Negócios pelo IIBA da América Latina. Aconquista não foi nada fácil, tendo que viajar até o Canadá para fazer o exame ECBA, que naépoca estava disponível somente em inglês. Essa jornada foi repleta de desafios, mas meproporcionou uma base sólida para o desenvolvimento de uma carreira próspera na área.

Entre os anos de 2012 e 2022assumi a presidência do capítulo brasileiro do IIBA (IIBA-BR),unindoforças com os capítulos do Rio de Janeiro, Porto Alegre e outros grupos de Brasília,Curitiba e Belo Horizonte,paracentralizartodo o conteúdo de análise de negócios em línguaportuguesa em um único portal online.

Desde o final do ano de 2022 o capítulo IIBA-BR está sob a presidência de Ricardo Stucchi, masprocuro manter-meatuantecomoumvoluntário dedicado a nossa comunidade.


Traduções de conteúdo do IIBA para o Português

Ao longo dos anos, a comunidade de análise de negócios brasileira teve grandes conquistas na tradução de importantes recurs os do IIBA. Em 2011, foi publicado em língua portuguesa o Guia BABOK v2 e a v3 do Guia em 2022.

Neste mês temos boas notícias para essa comunidade, e provavelmente a mais empolgante é a disponibilidade em língua portuguesa do exame de entrada de certificação do IIBA, o ECBA (Entry Certificate in Business Analysis).

Para muitos, o idioma representava uma barreira a certificação que agora não existe mais. Essa certificação reconhecida internacionalmente permite que profissionais fluentes em português obtenh am um selo de qualidade em análise de negócios, comprovando suas habilidades e conhecimentos fundamentais nessa área.

Além disso, o IIBA também lança agora o Padrão da Análise de Negócios em língua portuguesa.

Essa publicação é um guia abrangente que aborda os conceitos essenciais, o mindset e as tarefas de análise de negócios organizadas em áreas de conhecimento, além de tudo mais que é necessário para padronizar o vocabulário entre os praticantes. Ao adotar o Padrão, os profissionais e suas organizações têm acesso a um conjunto de diretrizes e técnicas reconhecidas globalmente, que os ajudarão a aprimorar suas habilidades e se prepararem para enfrentar os desafios da transformação digital e da rápida evolução dos negócios.

Esses recursos fornecidos pelo IIBA são essenciais para que os profissionais de língua portuguesa estejam preparados para se tornarem nimble. A liás, esse é o tema da última novidade a ser lançada neste mês:

O artigo "Seja Nimble: a capacidade escalável par a organizações perceber em e reagir em à mudança" tr az insights valiosos sobre como os profissionais de análise de negócios podem desenvolver habilidades para lidar perceber e reagir à mudança com velocidade precisão em um ambiente corporativo em constante transformação. A pesquisa Being Nimble do IIBA, em breve!

Oportunidades para a sua jornada

Hoje, a comunidade de análise de negócios em língua portuguesa conta com diversas oportunidades para impulsionar sua carreira e aprimorar seus conhecimentos:

  • Papos de Negócio: Todas as quartas - feiras, reali zamos uma live no YouTube, onde compartilhamos conhecimentos e experiências com a comunidade. É uma ótima oportunidade para se atualizar sobre as últimas tendências em análise de negócios e trocar ideias com outros profissionais da área.
  • Grupos de Estudos do Guia BABOK Online (GEBOL): Os GEBOLs reúnem estudantes que desejam se preparar para as certificações do IIBA, fornecendo suporte mútuo e um ambiente de aprendizado colaborativo.
  • Conferência BA-Brazil2023: A maior conferência de análise de negócios da América Latina será realizada em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de setembro. O evento oferecerá uma oportunidade única para se atualizar sobre as melhores práticas, tendências e inovações em análise de negócios, além de permitir interações valiosas com es pecialistas e colegas do setor

Olhando para o futuro com gratidão

É com imensa gratidão que olho para trás e vejo como nossa comunidade cresceu e se fortaleceu ao longo dos anos. Sou muito feliz em fazer parte dessa jornada e tenho a certeza de que o futuro da análise de negócios em língua portuguesa é promissor.

Com o IIBA ao nosso lado, tornando a análise de negócios acessível, atualizada e poderosa para os profissionais do Brasil e demais países lusófonos, estamos prontos para nos tornarmos nimble e enfrentarmos qualquer desafio que o futuro nos reservar.

O caminho está aberto, e agora é a hora de trilharmos juntos essa jornada de sucesso e aprendizado.

Procurando se juntar a uma comunidade de profissionais que pensam da mesma forma? Desbloqueie seu potencial de análise de negócios e desenvolva sua carreira com o IIBA associação. Faça contatos com sua comunidade local, participe de eventos gratuitos em todo o mundo, use ferramentas como o Guia de Ação de Carreira e muito mais. 


Sobre o Autor:
Fabrício Laguna.jpg

Fabricio Laguna, CBAP, AAC, CPOA, PMP, MBA, AKA Brasil é Consultor de Negócios, Professor, Palestrante Profissional. Entre os anos de 2012 e 2022 assumi a presidência do capítulo brasileiro do IIBA (IIBA-BR). Fabrício é autor e produtor de vídeos, artigos, aulas, palestras e conteúdo lúdico, pode explicar coisas complexas de forma simples e fácil de entender.

Possui mais de 20 anos de experiência trabalhando com análise de negócios, metodologia, desenvolvimento de soluções, análise de sistemas, gerenciamento de projetos, arquitetura de negócios e arquitetura de sistemas. Assista a vídeos de Fabricio, da BA brasileira, no YouTube. 

Must Read Blogs From IIBA

Agile

Mindset as a Motto

The Brazilian BA discusses the business analysis mindset through an engaging series of podcast conversations. 
Read the Blog
Business Analysis

A Mindset Without Skills is Just Frustrating

The Brazilian BA uses a musical analogy to explain how one can develop and apply a business analysis mindset at different levels of expertise.

 

Em português
Read the Blog
Business Analysis

IIBA Launches The Business Standard

The Business Analysis Standard provides a simplified, inclusive view of business analysis and includes the foundational concepts in an easy-to-use format.
Read the Blog